Política

Paulo Guedes diz que reforma da Previdência é prioridade para o novo governo

Fernando Frazão/Agência Brasil
Ele ressaltou que é necessário controlar os gastos públicos   |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 30/10/2018, às 16h50   Redação BNews



O economista Paulo Guedes, indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ser ministro da Fazenda, declarou nesta terça-feira (30) que realizar a reforma da Previdência é uma prioridade, pois é preciso controlar os gastos públicos do país. O novo governo irá propor a correção dos erros do regime atual e a criação de um novo regime previdenciário no modelo da capitalização.

“Temos que controlar os gastos públicos e o déficit está galopante... eu digo: aprovem a reforma da Previdência. Nós vamos criar uma nova Previdência com regime de capitalização, mas tem uma Previdência antiga que está aí e é preciso consertar e corrigir os problemas da atual. Nossa Previdência é um avião com cinco bombas a bordo a explodir a qualquer momento”, alegou Guedes. Bolsonaro também já havia afirmado que quer aprovar parte do texto que já está no Congresso.

Na modalidade atual, a Previdência funciona como um sistema de caixa comum. O Estado é responsável pelos pagamentos e tem que arcar com a diferença entre a arrecadação e as despesas. Os aposentados recebem do que é arrecadado de quem está trabalhando. 

A capitalização funciona em um regime de poupança. Adotado no Chile, o modelo cria uma conta individual em que o trabalhador deposita sua contribuição, que, no futuro, paga a aposentadoria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp