Política

Bolsonaro na Câmara: sessão não terá a presença de jornalistas

Reprodução Câmara dos Deputados
O acesso ao plenário será restrito às autoridades, parlamentares e servidores autorizados  |   Bnews - Divulgação Reprodução Câmara dos Deputados

Publicado em 05/11/2018, às 16h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os veículos de imprensa que tentarem cobrir a sessão desta terça-feira (6) na Câmara que contará com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) serão barrados. Em comunicado distribuído internamente, a instituição informa que “o acesso ao plenário da Câmara dos Deputados será restrito às autoridades, parlamentares e servidores autorizados”.

A decisão, segundo O Globo, é da Direção-Geral do Senado, responsável por organizar as reuniões do Congresso (Câmara e Senado). Sendo assim, durante a sessão que marcará o retorno do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao Parlamento, o plenário só poderá ser acessado pela imprensa interna (TVSenado e TVCâmara). “Nas sessões conjuntas, a segurança é sempre organizada pela Polícia do Senado Federal. O combinado é que a imprensa terá acesso às galerias e ao Salão Verde”, diz a nota. 

A decisão causou estranheza e insatisfação na imprensa, pois o Congresso sempre permitiu o acesso dos jornalistas em grandes eventos, como a posse presidencial de outros presidentes e votações como o impeachment de Dilma Rousseff e de denúncias contra o presidente Michel Temer. A Casa sempre criava um esquema especial de cobertura, mas não proibia o acesso dos profissionais previamente credenciados ao plenário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp