Política

Novo ministro da Saúde critica Mais Médicos: ‘parecia convênio entre Cuba e o PT’

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Mandetta confirmou que se juntará ao atual governo para decidir os rumos do programa  |   Bnews - Divulgação Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Publicado em 20/11/2018, às 16h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O futuro ministro da Saúde, deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), cutucou o Partido dos Trabalhadores nesta terça-feira (20), logo após ser anunciado por Bolsonaro como comandante da pasta. Para ele, o acordo que permitiu a participação dos cubanos no Mais Médicos parecia mais um convênio entre Cuba e o PT.

"Esse era um dos riscos de se fazer um convênio e terceirizando uma mão de obra tão essencial. Os critérios, à época, me parecem que eram muito mais um convênio entre Cuba e o PT, e não entre Cuba e o Brasil, porque não houve uma tratativa bilateral, mas, sim, uma ruptura unilateral", criticou Mandetta, se referindo ao anúncio do governo cubano sobre a retirada de seus profissionais do Mais Médicos.

Em um comunicado divulgado na semana passada, Cuba alegou "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas por Bolsonaro sobre a presença dos médicos cubanos no Brasil. "Era um risco que a gente já alertava no início. Nós precisamos de políticas que sejam sustentáveis. As improvisações em saúde costumam terminar mal e essa não foi diferente das outras", acrescentou o novo ministro.

Mandetta confirmou que se juntará ao atual governo para decidir os rumos do Mais Médicos. Ele deve se reunir com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, para analisar os impactos e sugestões para lidar com a saída dos cubanos do programa. 

O futuro ministro contou que, para garantir o atendimento médico em localidades mais distantes que recebem profissionais do Mais Médicos, uma opção é aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria a carreira de Estado de médico. "É uma das maneiras que os países têm de fazer uma proposta para essas pessoas poderem ir para os locais de difícil provimento", revelou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp