Política

Servidores da Fazenda iniciam corrida pela aposentadoria após "pacotão" de Rui, diz Sindsefaz

BNews/Arquivo
Cerca de 150 fazendários pediram aposentadoria por causa das medidas anunciadas pelo governo estadual  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 06/12/2018, às 17h24   Henrique Brinco e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), Joaquim Amaral, disse ao BNews que os servidores que controlam a Secretaria Estadual da Fazenda ainda estão decidido sobre a possibilidade entregar os cargos que ocupam na pasta diante do "pacotão" enviado pelo governador Rui Costa (PT) para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O assunto foi debatido durante reunião do Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia (IAF), nesta quarta-feira (5).
"Na verdade há uma ansiedade grande das pessoas sugerindo esse tipo de medida. Mas não houve deliberação taxativa nessa direção. É claro que todos os fiscais estão muito preocupados com essa medida que o governo está tomando, porque ela limita a remuneração dos servidores - que hoje é o teto de desembargador - para o de governador", disse Amaral.
"Embora diga que a diferença entre um e outro possa ser transformada em vantagem pessoal, ela não dá segurança para os servidores. A vantagem é resultante de uma diferença de salário e não garante que seja incorporada nos proventos do futuro", explica. "Isso significaria uma redução grande da remuneração das pessoas e ninguém está disposto a ter seu salário diminuido", completa.
Joaquim revelou que, em poucos dias dias, cerca de 150 fazendários pediram aposentadoria por causa das medidas anunciadas por Rui. "A grande maioria dos servidores está com um pé na aposentadoria. A qualquer momento eles podem pedir. Além disso, há falta de concurso para novas pessoas. Estão saindo e não entra ninguém", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp