Política

Marinha do Brasil faz pintura ilegal no Farol da Barra e Iphan se manifesta

Reprodução / Instagram Marinha
Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram Marinha

Publicado em 12/01/2019, às 16h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na última semana, a Marinha do Brasil anunciou que havia finalizado uma intervenção no farol. Pintou a inscrição "Marinha do Brasil" no teto do prédio que fica abaixo da torre do renomado Farol da Barra. O monumento está numa lista pré-aprovada pela Unesco, o braço cultural das Nações Unidas, de candidatos a patrimônio da humanidade.

A novidade foi anunciada no perfil da Marinha no Instagram: "Finalizamos a primeira sexta-feira do ano com um dos mais belos cartões postais do Brasil, o farol de Santo Antônio, mais conhecido como farol da Barra", dizia o texto. "A foto aérea mostra a recente alteração realizada no telhado, que agora sinaliza o nome 'Marinha do Brasil'."

Trata-se de uma intervenção irregular, segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), porque não foi autorizada pelo órgão federal. Qualquer intervenção em bem tombado precisa ser aprovada após análise de especialistas para avaliar se ela interfere nas características originais da edificação.

De acordo com a Folha ao Iphan, a superintendência do órgão em Salvador enviou na última sexta-feira (11) uma nota técnica à Marinha na qual diz que a pintura terá de ser removida e lembra que qualquer alteração no conjunto arquitetônico precisa ter o aval do órgão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp