Política

Políticos lamentam a perda de Paulo Gaudenzi para o turismo baiano

Shizue Miyazono
O sepultamento aconteceu nesta terça-feira (5), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Shizue Miyazono

Publicado em 05/02/2019, às 18h32   Márcia Guimarães e Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

A perda do ex-secretário estadual da Cultura e do Turismo e ex-presidente da Bahiatursa, Paulo Gaudenzi, deixou uma grande lacuna no setor turístico e na política baiana. Ele faleceu na segunda-feira (4), aos 74 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O sepultamento aconteceu nesta terça-feira (5), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Para o deputado federal e ex-secretário do Turismo do Governo da Bahia, Nelson Pelegrino (PT), Paulo Gaudenzi “não morreu, apenas está viajando”. “Ele deixa um legado indiscutível para o turismo da Bahia e do Brasil. Foi um pioneiro, um desbravador, um professor de todos nós, um amigo e uma figura generosa, de vanguarda, que estava além do seu tempo. A obra de Paulo é imortal. A presença de todos aqui, de gerações que estão aqui, mostra que Paulo foi um professor que ensinou a todos nós e que as suas aulas serão sempre seguidas no turismo baiano e brasileiro”, resumiu Pelegrino.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, destacou que Paulo Gaudenzi reuniu diversas condições que o tornam insubstituível. “É uma grande perda. Paulo deixou um grande legado, todos nós reconhecemos a obra dele, mas a ausência dele nos deixa realmente uma lacuna irreparável porque ele reuniu longevidade, foi uma pessoa que trabalhou com o turismo por muito tempo, no planejamento, na estruturação do turismo na Bahia, na projeção da Bahia. Isso o levou a ser uma referência nacional e até mesmo internacional”, declarou Tinoco. 

O secretário municipal cita que, quando dialoga com as lideranças do turismo nacional ou viaja ao exterior a uma embaixada ou a uma câmara de comércio, sempre encontra referências ao trabalho de Paulo Gaudenzi de projeção da Bahia. “É claro que nós, da prefeitura, temos uma perda que é substancial para todas as nossas ações. Paulo era uma pessoa muito presente, era um parceiro efetivo como presidente da Salvador Destination (empresa que fomenta o turismo na capital baiana) nos últimos três, quatro anos. Ele foi um grande parceiro da prefeitura para vivermos esse bom momento que estamos vivendo agora”, revelou Tinoco. 

Ele conta que foi Gaudenzi que trouxe para Salvador os jornalistas especializados em turismo e recepcionava os operadores e agentes de viagens que eram trazidos pelo governo durante ações estratégicas. “Ele fazia questão de unir o trade de turismo exatamente para que a gente tivesse essa unidade hoje, com um trade muito atuante e fortalecido. É claro que a liderança dele não vai ser repassada, nesse primeiro momento, para ninguém. Precisaremos atuar de forma muito responsável, não só para o fortalecimento da memória, mas, sobretudo, para o fortalecimento do turismo em Salvador e na Bahia”, finalizou o secretário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp