Política

Articulação para nova convocação de secretário causa incômodo a governista na CMS

Vagner Souza/ BNews
Ricardo Almeida diz que iniciativa da oposição têm intenção de “criar factoide”  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 26/03/2019, às 17h51   Henrique Brinco e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Em menos de dez dias, cinco secretários municipais terão passado pela Salão Nobre da Câmara de Salvador para dar explicações sobre suas respectivas pastas. Os convites partiram do presidente da Casa, Geraldo Júnior (SD). 

Nesta terça-feira (26), antes da chegada do secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, o segundo vice-líder de governo, vereador Ricardo Almeida (PSC), criticou a movimentação do líder de oposição, Sidninho (Podemos), para reunir assinaturas necessárias para a convocação do secretário de Saúde Luiz Galvão.

Segundo Almeida, embora tenha respaldo regimental, a sugestão da oposição acontece “com base em cortina de fumaça” e com intenção de “criar factoide” contra a gestão do prefeito ACM Neto (DEM).

“As convocação são instrumento legal dessa Casa, porém, com base em cortinas de fumaça criadas pelo bloco de oposição para de alguma forma ferir a gestão eficaz e eficiente que tem sido conduzida pelo prefeito ACM Neto nesses dois mandatos, não pode ser utilizado com esse pretexto de criar factoide, como se fosse rotina da Casa convidar, convocar secretários para virem aqui dar explicações”, afirmou ao BNews.

O objetivo dos oposicionistas é que Galvão preste esclarecimentos sobre a Operação Kepler, deflagrada pela Policia Federal, que investiga irregularidades no gerenciamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Multicentros de saúde em Salvador.

“Isso [a convocação] é elemento excepcional e deve ser tratado dessa forma, não podemos banalizar um dispositivo regimental legal com convocações aleatórias ou baseadas em factoides ou cortina de fumaça”, acentuou Ricardo Almeida.

Os convites feitos por Geraldo Júnior não têm o mesmo caráter da convocação do secretário de Trabalho, Emprego e Lazer, Alberto Pimentel, que precisou ser aprovada no Plenário e tornou obrigatória a ida dele à CMS. 

Na segunda-feira (25), estiveram na Câmara Leo Prates (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza - Semps), Sérgio Guanabara (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo – Sedur) e Thiago Dantas (Secretaria Municipal de Gestão – Semge).

A secretária da Reparação, Ivete Sacramento, é esperada no dia 2 de abril, às 15h30.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp