Política

AL-BA: Após tentativa de convidar Luiz Galvão, governistas farão visita de "cortesia" na Secretaria de Saúde de Salvador 

BNews
Alan Sanches foi um dos que defendeu que o Galvão não comparecesse a AL-BA  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 02/04/2019, às 19h32   Tamirys Machado e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados da bancada governista na AL-BA tentaram formalizar um convite ao secretário de Saúde do Município, Luiz Galvão, para comparecer à Casa. No entanto, uma intervenção de parlamentares oposicionistas "blindaram" o secretário. Ficou acordado, então, que os parlamentares irão fazer uma visita de cortesia à Secretaria de Saúde do Município no dia 16 de abril, às 9h. 

O deputado Alan Sanches (DEM) foi um dos que defendeu que o Galvão não comparecesse a AL-BA. "Não tinha porque requerer à presença do secretário de saúde da cidade, se o secretário do Estado, Fábio Vilas Boas, não veio quando a gente o convidou", disse ao BNews

Ainda segundo Sanches, a pauta é a "apresentação dos avanços da saúde, projetos e acabar com essa celeuma em dizer que a cobertura de Salvador é pouca e superlota os hospitais do Estado". "Com a gestão de Neto saímos de 18% para 50%", rebateu Alan. 

 A pauta, no entanto, pode se estender, conforme apurado pelo BNews e abranger à Operação kepler. Empresas terceirizadas contratadas pela Secretaria Municipal estão sendo investigadas pela Polícia Federal por desvio de verba pública e superfaturamento.

Entenda o caso

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi alvo da Operação Kepler, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal.  A iniciativa tem como objetivo desarticular esquema criminoso de fraude à licitação, superfaturamento, desvio de recursos públicos, peculato e lavagem de ativos na contratação de instituto de saúde para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros, todas vinculadas à SMS.

Foram identificados pagamentos, em razões dessas contratações fictícias, que extrapolam R$ 2 milhões, sendo que as investigações apontam para a existência de superfaturamento que pode ultrapassar os R$ 8 milhões.

Vale lembrar que Galvão vai prestar esclarecimentos sobre o caso no próximo dia 24 de abril, na Câmara Municipal de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp