Política

Presença de Luiz Galvão é aguardada nesta quarta na CMS; Operação Kepler não deve ficar fora da pauta

Arquivo/ BNews
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na sede da SMS, levando documentos e a CPU de um computador  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ BNews

Publicado em 23/04/2019, às 09h38   Fernanda Chagas


FacebookTwitterWhatsApp

A expectativa na pauta da Câmara Municipal de Salvador (CMS) nesta quarta-feira (24), gira em torno da presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão não apenas para dar explicações sobre sua atuação à frente da secretaria de municipal de Saúde (SMS). Nos corredores da Casa, já se antecipa que Galvão não deixará de ser pressionado sobre a Operação Kepler, deflagrada pela Polícia Federal no dia 20 de março, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).

O objetivo foi desarticular esquema criminoso de fraude à licitação, superfaturamento, desvio de recursos públicos, peculato e lavagem de ativos, na contratação de Instituto de Saúde para gestão complementar de unidades de saúde UPA e Multicentros, todas vinculadas à SMS. 

Galvão, diante do apelo do tema, será recebido em plenário, às 15h30, atendendo a um pedido da Comissão de Saúde da Câmara. Contudo, segundo o presidente do colegiado, Maurício Trindade (DEM), o convite para ir à Câmara aconteceu antes da Operação Kepler. O secretário, por sua vez, assegura que está à disposição para fazer todos os esclarecimentos que forem necessários e que não tem nada a esconder.

 Ao contrário, “segue contribuindo com as investigações e é o maior interessado em esclarecer todos os fatos, inclusive, se existe algum servidor envolvido”. A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na sede da SMS, levando documentos e a CPU de um computador. 

Além do assunto polêmico, a oposição deve cobrar esclarecimentos sobre o não cumprimento do pagamento do piso nacional dos agentes de saúde comunitários e de combate a endemias e o não reconhecimento por parte da prefeitura da categoria enquanto profissionais de saúde, com base na lei municipal. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp