Política

“Está faltando entenderem se querem de fato enfrentar o racismo”, diz Silvio Humberto sobre Estatuto da Igualdade Racial

Vagner Souza / BNews
Projeto tramita na Câmara de Vereadores   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 01/05/2019, às 18h56   Bruno Luiz e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Silvio Humberto (PSB) criticou a postura dos colegas em relação à votação do Estatuto da Igualdade Racial, que está há anos na Câmara de Vereadores sem aprovar. O projeto tramita nas comissões da Casa com morosidade e gerou polêmica na última sessão quando foi suspensa, após embate entre vereadores. 

“Eu entendo que está faltando compreensão e generosidade e as pessoas entenderem o que é o racismo e se de fato querem enfrentar o racismo. Porque o que eu vejo são as pessoas falarem das suas relações consanguíneas para justificar uma condição contrária ao estatuto. Eu não entendo porque deveria ser o contrário. Deveria usar isso a favor”, disse, nesta quarta-feira (1), durante as manifestações do Dia do Trabalhador. 

Para o edil, falta empatia. O projeto é fruto da Comissão de Reparação da Câmara, a qual Silvio Humberto preside. “Há um discurso de empatia, mas não há prática. O estatuto nada mais é que uma adaptação do que foi nacional e estadual, hoje eu entendo o que o senador Paim passou para aprovação do nacional. Não entendo o que está acontecendo dentro da comissão. De fato as pessoas não leram ou tem uma má vontade de entender o estatuto. Não é bom para população negra, a gente está discutindo igualdade racial que é bom para todo mundo” 

Ainda conforme o edil, o projeto impacta na distribuição de renda da cidade. “Porque a cidade, por exemplo, tem uma renda extremamente concentrada? O racismo é parte desse mecanismo que leva a concentração de renda para os mesmos setores [...] O que falta é a palavra chave: empatia. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp