Política

“Se referenda para além do PT”, afirma Everaldo sobre candidatura de Rui à Presidência 

Arquivo BNews
Rui estaria se movimentando para ser candidato do PT à Presidência em 2022, diz jornal  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 05/05/2019, às 15h01   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, disse neste domingo (5) que o governador Rui Costa está se tornando uma referência “para além do PT” no Brasil.

A declaração foi em referência a uma reportagem publicada pelo jornal O Globo, que expôs movimentações do petista para ser o candidato do partido às eleições presidenciais de 2022. De acordo com a publicação, ele terá que disputar o posto com Fernando Haddad (PT).

Em entrevista ao BNews, Everaldo disse que Haddad não é candidato natural a concorrer ao Planalto. Segundo ele, a gestão de Rui tem o colocado como referência. 

“A boa gestão de Rui aqui na Bahia serviu de exemplo para todo o Brasil. Você tem uma figura que é líder, com capacidade de gestão e articulação, isso é difícil de encontrar atualmente. Se você tem um craque que se destaca num time de base, os olheiros querem levá-lo para um time de grande expressão”, declarou. Questionado sobre se os olheiros seriam do próprio partido, Everaldo desconversou: “São a própria sociedade”.

Everaldo falou também que Rui “não é uma opção para competir com Haddad”, já que não espera disputa interna pela candidatura em 2022. Na visão do dirigente estadual petista, esta não é a hora de discutir eleições presidenciais, pois outros temas estão na ordem do dia na sigla.

“Rui está focado na gestão do estado. O PT, a nível nacional e estadual, está focado no Lula Livre e na Reforma da Previdência. O que vamos fazer agora, a partir dos próximos dias, é começar a montar grupos de trabalho para pensar as eleições de 2020”, afirmou.

Everaldo também destacou que os resultados conquistados pelo PT na Bahia, como reeleição de Rui com 75% dos votos e manutenção de ampla aliança política, credenciam o diretório estadual a ter participação mais ativa nas decisões da legenda nacionalmente.  

"O PT na Bahia ganhou legitimidade de ser observado. É uma experiência que tem que ser observada, assim como o partido no Nordeste. A militância no Sul e Sudeste tem que dialogar mais conosco”, recomendou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp