Política

Estudo conclui que política é principal assunto de boatos que circulam através do WhatsApp

Reprodução
Pesquisa realizada pela Federal de Minas Gerais monitorou 120 grupos entre outubro de 2017 e novembro de 2018   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/05/2019, às 14h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluíram que as correntes de mensagens que circulam através do aplicativo WhatsApp com boatos relacionados a política atingiam mais usuários do que mentiras relacionadas a outros assuntos.

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o trabalho analisou 120 grupos no app por ano, e também descobriu que as "fake news" sobre política suscitaram discussões mais longas, duradouras e constantes próximo ao período eleitoral em 2019. "O momento político favoreceu a discussão com fake news no WhatsApp", afirma Josemar Alves, pesquisador de Ciência da Computação da UFMG e um dos autores da pesquisa. 

Ele conta que o estudo selecionou na internet links de grupos públicos de forma aleatória. Desta maneira os autores  coletaram 1,7 milhão de mensagens trocadas por 30,7 mil usuários entre outubro de 2017 e novembro de 2018. Setenta e oito dos 120 grupos tinham como tema central de sua discussões a política.

A metodologia foi a forma encontrada de coletar dados referentes a desinformação no WhatsApp, uma vez que as mensagens trocadas através do aplicativo são criptografadas. Isso garante que as mensagens não seja lida por terceiros. Posteriormente, os pesquisadores compararam as mensagens enviadas ao conteúdo produzido por seis sites de checagem de fatos.

Assim, os autores encontraram 666 discussões com conteúdos comprovadamente falsos, 92% delas com teor político. "O conteúdo daquela fake news está de acordo com o que a pessoa acredita e faz com que ela passe para frente aquele conteúdo", explicou Alves à publicação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp