Política

Estatuto da Igualdade Racial será aprovado na CCJ, acredita Duda Sanches

Vagner Souza/BNews
A expectativa do vereador é que a proposta seja aprovada na CCJ por unanimidade  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/05/2019, às 16h57   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Após idas e vindas da proposta de implantação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, por meio da PL nº 549/13, Duda Sanches (DEM), relator do projeto, acredita que ela será aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) nesta terça-feira (14).

"O principal que todos precisam entender é que uma reparação, de fato, precisa ser realizada. Esse projeto não  pode sair da Casa sendo apenas uma sombra", comentou, em entrevista ao BNews nesta segunda-feira (13), quando é lembrada a assinatura da Lei Áurea.

A expectativa do vereador é que a proposta seja aprovada na CCJ por unanimidade pelos integrantes da comissão."Uma vez que consegui explicar melhor para o vereador Alfredo Mangueira (MDB), ele entendeu os pontos que não tinha compreendido antes. Muitas passagens do projeto podem ser interpretadas de maneiras distintas, ele apresentou emenda, a gente já adequou. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) teve propostas de emendas...", lembrou.

Sobre a polêmica envolvendo a vereadora Lorena Brandão (PSC), que deseja incluir outras religiões no Estatuto, Duda Sanches acredita que é um imbróglio que precisa ser superado. 

"Na verdade, algumas emendas da Bancada Evangélica foram abraçadas desde o nascedouro do meu parecer; eles enviaram 13 propostas, algumas delas foram aceitas, outras não. [...] A gente precisa entender que quando falamos de matriz africana, de religião de matriz africana, é praticamente falar de negritude, praticamnrte falar do que a gente precisa dizer no projeto, que é a reparação do tempo nefasto que foi a escravidão", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp