Política

Vereadores de Salvador vão a Brasília em apoio a PEC de Coronel para coligações proporcionais

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/05/2019, às 16h59   Juliana Nobre e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Uma comitiva de vereadores de Salvador desembarca em Brasília, nesta quarta-feira (15), buscando apoio para o retorno das coligações proporcionais já para as eleições de 2020. Esta é uma proposta do senador Angelo Coronel e já tem causado polêmica. Contudo, edis soteropolitanos corroboram com a proposição. 

Em conversa com o BNews, nesta terça-feira (14), o presidente da Casa, Geraldo Junior (SD) confirmou a visita e o apoio a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do senador. “Vou fazer uma visita institucional a Brasília, a Câmara dos Deputados, aos senadores Angelo Coronel e Otto Alencar no sentido de buscar a melhor forma e maior entendimento a legislação eleitoral para as próximas eleições. Há uma movimentação das grandes capitais e Salvador não pode ficar fora desse contexto. É importante essa mobilização para que possamos construir o melhor modelo”.

Vale ressaltar que as coligações proporcionais foram proibidas em 2017 quando aprovação da reforma eleitoral. Em 2020 passa a valer as coligações apenas nas disputas majoritárias.

O advogado eleitoral Ademir Ismerim afirmou que a proposta precisa ser aprovada até outubro deste ano para valer em 2020. “Qualquer mudança na lei que altera o processo eleitoral precisa ser votada um ano antes. Quando não se tem coligação, a primeira consequência é que teremos um aumento do número de candidatos. O problema é que os puxadores de votos, os que estão sendo beneficiados no coeficiente eleitoral serão prejudicados porque os partidos terão que montar chapas puro sangue”, explica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp