Política

Vereador de Salvador propõe prioridades em especialidades no SUS para pessoas com "albinismo" 

BNews
Pessoas com albinismo têm que passar periodicamente por oftalmologistas, dermatologistas e psicólogo  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 15/05/2019, às 17h33   Redação BNews



Um projeto de lei do vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), aprovado na Câmara Municipal, garante que as pessoas com acromatismo, conhecido como "albinismo", passam a ter prioridades em marcação de consultas pelo Serviço Único de Saúde (SUS), em especialidades como dermatologistas e oftalmologistas.

 “Estamos, cada vez mais, alcançando grupos de pessoas que necessitam da atenção dos governos federal, estadual e municipal. Cada projeto que elaboramos tem esse fundamento. Precisamos envolver e incluir todos que estão à margem ou sem atendimento. Onde o braço do estado não chegar, nós estaremos lá para auxiliar que ele chegue. E foi assim com esse projeto”, declara Suíca. 

O ‘albinismo’ é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. 

 Pessoas com albinismo têm que passar periodicamente por oftalmologistas, dermatologistas e psicólogos. “Se eles não passam por esses especialistas, podem adquirir câncer de pele, cegueira, além de passarem por discriminação, preconceito, e terem baixa autoestima. É preciso cuidar para não aumentar o número de mortos devido ao tratamento tardio”, completa o vereador Suíca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp