Política

Exclusivo: MBL se posiciona sobre "impeachment" contra Bolsonaro e desmente "fake news"

BNews/Vagner Souza
Fernando Holiday, Arthur do Val, Renan Santos e Rubinho do MBL falam ao BNews sobre críticas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 17/05/2019, às 23h10   Henrique Brinco e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Os líderes nacionais do Movimento Brasil Livre (MBL) estiveram nos estúdios da BNewsTV, na noite desta sexta-feira (17), para gravar duas edições especiais do programa "Fato & Opinião". O vereador Fernando Holiday (DEM-SP), o deputado estadual Arthur do Val (DEM-SP) e os ativistas Renan Santos e Rubens Nunes (Rubinho do MBL) se posicionaram a respeito dos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Durante todo o dia, o Twitter ferveu com a hashtag "#ImpeachmentBolsonaro". "Acho que isso seja uma onda da esquerda em função dos cortes na educação, mas não acho que isso seja o cenário real hoje. O Bolsonaro não cometeu nenhum crime de responsabilidade e não tem nenhum fundamento jurídico para isso", avalia Holiday. "Agora, uma coisa é fato: a crise política que hoje o governo vive foi criada pelo próprio governo", completa.

Também durante toda a sexta, circularam nas redes sociais rumores de que o MBL estaria apoiando fechar o STF e invadir o Congresso Nacional. Rubens Nunes acredita que essa "fake news" foi divulgada por alguém ligado ao grupo que comanda o Palácio do Planalto. "Algum sem noção aí, provavelmente próximo ao governo, fez isso aí. É uma coisa completamente maluca porque as instituições e as vias legais devem ser preservadas sempre", assegura. A versão é ratificada por Arthur do Val, popularmente conhecido como "Mamãe Falei". "Ouvimos isso na época do impeachment. O jeito em que queremos mudar o país é por meios institucionais".

Renan Santos acredita que "a argumentação usada pelo governo é algo que preocupa". "Mas do que a inação, é o discurso que justifica a inação. E que torna a inação uma virtude. Parece que o exercício do governo é colocar as coisas na Câmara e esperar os parlamentares votar", destaca. "A gente sabe que o poder executivo é complexo em qualquer democracia".

O "Fato & Opinião" foi transmitido ao vivo no Instagram do BNews (@bocaonews) e também será publicado em versão editada no site, em breve.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp