Política

CMS: Vereadora evangélica chama Estatuto da Igualdade Racial de "racista"

Reprodução/TV Cam
Texto já passou por diversas comissões e deve entrar em votação no próximo dia 29 de maio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Cam

Publicado em 22/05/2019, às 15h56   Henrique Brinco e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Cátia Rodrigues (PHS), integrante da Bancada do Templo na Câmara Municipal de Salvador, atacou o Estatuto da Igualdade Racial em um duro discurso, na sessão ordinária desta quarta-feira (22). O texto já passou por diversas comissões e deve entrar em votação no próximo dia 29 de maio. 

"Não tem nada de Igualdade Racial, é desigualdade racial. Fere a Constituição, o princípio da igualdade, isonomia e laicidade do Estado. Sou contra qualquer tipo de discriminação, agora esse estatuto é totalmente racista. Ele pega a raça negra e fatia, dá privilégios apenas aos negros de matrizes africanas", avaliou, causando burburinho no Plenário.

Ao BNews, a edil comentou os motivos pelos quais é contra a matéria. "Ele [o Estatuto] é racista, porque divide os negros em fatias. Só quem é contemplado por esse Estatuto são os negros de matrizes africanas. Os negros da igreja católica não são contemplados. As outras religiões não são contempladas. Fora que tem um artigo 61, que é absurdo. Fala sobre não conceder concessão de alvará quando a pessoa se sentir discriminada. Qual é o critério de fiscalização?", declarou.

"Vou votar contra. Não que eu seja contra que o negro seja reparado, pelo histórico do nosso Brasil, mas todos os negros merecem reparação. Não é justo eu reparar só uma fatia. Só os negros de matrizes africanas merecem ser reparados?", completou.

A bancada petista respondeu ao discurso da edil. "É um instrumento que vai favorecer a cidade. Não é um Estatuto de um grupo de candomblé", vociferou Suíca. "Agora, a gente precisa revisitar a história e saber a religião, o povo que foi perseguido. Trazido de seu habitat na África e trazido como escravo. Quem sofre nesse país é o povo negro. Quero ver fazer esse tipo de discurso na hora que for pedir o voto na favela. Aqui, quem é que morre mais? Quem é que está a beira da miséria? Agora, esse Estatuto precisa ser aprovado. Que o prefeito ACM Neto, quando receber esse Estatuto, possa 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp