Política

Assim como Rui Costa, ACM Neto defende que alunos ricos de universidades públicas paguem mensalidade

Divulgação
O democrata, que já tinha defendido debater o assunto, expressou hoje pensamento semelhante ao do governador da Bahia, Rui Costa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/05/2019, às 11h28   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, defendeu na manhã desta segunda-feira (27) que estudantes com alto poder aquisitivo paguem mensalidade durante o período de graduação na universidade pública. O democrata, que já tinha defendido debater o assunto, expressou hoje pensamento semelhante ao do governador da Bahia, Rui Costa (PT). 

“Sei que isso é polêmico, mas é isso. O ensino público, por mais que todo mundo tenha o direito de estudar, não podemos fechar os olhos para a realidade do Brasil: um país pobre, desigual, que ainda não oferece, nas universidades públicas, as oportunidades que são necessárias”, disse ao discursar no evento de lançamento de um curso gratuito focado no preparo para o Enem. 

“Tem muita gente que sonha ter seu diploma de curso superior, mas não consegue passar na universidade pública e não tem dinheiro para pagar universidade particular. E não dá para trabalharmos com hipocrisia, não tenho nenhuma paciência”, acrescentou.

Na semana passada, o governador Rui Costa causou polêmica ao defender a mesma medida. Em almoço com jornalistas, o petista afirmou que “quem tem renda maior, deve pagar”. “Acho que deveria ser assim, mas isso é considerado um tabu. Ninguém é contra que rico pague universidade pública, mas teme que isso seja o início da privatização do ensino superior”, declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp