Política

Olívia Santana fala sobre polêmica na votação que aprovou o Estatuto da Igualdade Racial

BNews
Aprovação aconteceu nesta quarta-feira (29), após dez anos de tramitação   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 30/05/2019, às 12h48   Redação BNews



A deputada estadual Olívia Santana (PC do B) comentou, nesta quinta-feira (30), a aprovação do Estatudo da Igualdade Racial na Câmara Municipal de Salvador após 10 anos de tramitação. Protocolado por Olívia na época em que era vereadora, o projeto foi aprovado após retirada de um artigo que gerou polêmica. O artigo 61, que determinava que estabelecimentos, entidades, representações e associações que praticassem atos de racismo, discriminação racial e intolerância religiosa deveriam ter a licença cassada, foi suprimido. 

Ainda assim, Olívia avaliou a aprovação como uma vitória: "prova que apesar de ter passado mais de uma década valeu a pena ter entrado com essa inciativa legislativa na câmara. E fiz isso porque Salvador, uma cidade negra, tinha que ter um corpo legal que amparasse na direção da eliminação do racismo. Nós sabemos que esse é um objetivo muito grandioso, que mexe com questões estruturais. Não tenho ingenuidade de achar que a lei vai acabar com o racismo, mas vai dar lastro pra que qualquer força política tenha que levar essa lei como referência para as políticas públicas". 

Sobre as polêmicas acerca de determinados artigos, a deputada ponderou: "a polêmica de ontem faz parte de nossa luta para afirmar os direitos do povo negro. Os ataques sempre virão, mas temos a certeza, estamos atentos, unidos e fortes. Quem sofre racismo religioso é o candomblé, não são as igrejas evangélicas que estão sendo invadidas".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp