Política

TCU recomenda aprovação das contas de 2018 do governo Temer com ressalvas 

Pedro Ladeira/Folhapress
Relatório segue para análise do Congresso, que pode aprovar ou reprovar as contas relativas ao período   |   Bnews - Divulgação Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 12/06/2019, às 13h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na manhã desta quarta-feira (12) o relatório da ministra Ana Arraes que recomenda a aprovação das contas de 2018 do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) com ressalvas. 

Agora, o relatório segue para análise do Congresso - que pode aprovar ou reprovar as contas do governo. Neste último caso, o ex-presidente pode sofrer sanções. De acordo com informações do portal G1, o documento cita oito ressaltas, 26 recomendações e cinco alertas, além de apontar 10 distorções nas contas de 2018.

Entre as ressalvas, a ministra indicou a falta de comprovação de que a aplicação dos recursos destinados à irrigação na região Nordeste ocorreu preferencialmente no semiárido. Da mesma maneira, o governo também não teria apresentado provas de que cumpriu a aplicação mínima de recursos destinados à irrigação no Centro-Oeste. 

Também foram apontadas falhas na confiabilidade e na qualidade das informações do Plano Plurianual 2016-2019 - que traz o planejamento de médio prazo das ações dos governos. O relatório alerta sobre a dificuldade que os auditores do TCU têm tido para acessar dados da Receita Federal. 

Arras avaliou que a situação impossibilitou a verificação de 23% dos ativos da União, 43% das variações patrimoniais e 37% das receitas orçamentárias em 2018.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp