Política

Tum defende nova rota para exportar frutas do Vale do São Francisco

Divulgação
Uma das alternativas estudadas é escoar produção através do Porto de Aratu, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 14/06/2019, às 19h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A avaliação de uma nova rota para escoamento da produção de frutas do Vale do São Francisco destinada à exportação foi tema de um encontro do deputado estadual Tum (PSC) com o secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira, na última segunda-feira (10). 

Dono de uma grande parcela da produção de frutas do Brasil, o Vale do São Francisco, no norte da Bahia, exporta, principalmente, manga e uva para diversos países, como Bélgica, Holanda e Espanha. A maior parte das exportações sai de fazendas localizadas em cidades como Casa Nova e Juazeiro, mas o escoamento da produção ainda é feito pelo Porto de Suape, no estado de Pernambuco. 

Uma das alternativas estudadas é exportar através do Porto de Aratu, em Salvador. Um estudo técnico realizado pelo gabinete do parlamentar aponta que o envio pelo mar pode representar uma economia de até mil dólares por lote embarcado. “Nosso objetivo é, no primeiro momento, realizar estudos aprofundados de viabilidade e, daí, criarmos uma cooperação técnica para que as nossas frutas possam ser exportadas através do nosso estado, como forma de gerar ainda mais dividendos para todos os baianos”, afirma Tum.

Além do secretário Lucas Teixeira, participaram do encontro a professora Yaeko Yamashita, o consultor em comércio exterior, Paulo Pessoa, e o diretor-geral de logística da Wallonia, Bernard Piett, que integram uma comitiva vinda da Bélgica com o objetivo de ampliar o leque de exportações do Vale do São Francisco para o país europeu.

Tum também intermediou, na última segunda, uma reunião na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), com participação de Stéphane Pérée, cônsul honorário da Bélgica, Patricia Orrico, Gerente do Centro Internacional de Negócios, Cintia Maria Freitas, Gerente de Relações Governamentais da FIEB, e Lila Carolina Ribeiro, do Centro Internacional de Negócios.

O objetivo da agenda, segundo o deputado, foi iniciar tratativas para que a Fieb e o Cimatec (braço educacional da Fieb voltado ao campo tecnológico) possam atuar em conjunto para realizar estudos de mercado e desenvolvimento de tecnologia que contribuam para a ampliação da exportação de frutas da Bahia para mercados europeus e asiáticos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp