Política

“Não compactuo com nenhum tipo de declaração homofóbica”, rechaça Neto após ataques de Pimentel contra jornalista do BNews

Divulgação / PMS
O secretário municipal fez declarações com sentido homofóbico contra o jornalista nesta segunda-feira  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PMS

Publicado em 01/07/2019, às 18h22   Tamirys Machado e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto se posicionou contrário às declarações com sentido homofóbico disparadas pelo secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Alberto Pimentel contra o jornalista do BNews, Henrique Brinco, nesta segunda-feira.

Apesar de afirmar que não viu as publicações nas redes sociais do secretário, Neto deixou claro que “não responde pelo que os secretários dizem ou pensam.

“Eu não vi essa declaração. O que posso colocar, a minha posição muito clara contra qualquer tipo de homofobia. Inclusive recentemente coloquei a minha decisão a favor do Supremo que criminaliza a homofobia. Nós implantamos aqui em Salvador o primeiro centro LGBT, além do observatório contra a discriminação. Todas as minhas ações ao longo da minha vida pública, como deputado e como prefeito foram nesse sentido e todo mundo que me conhece sabe meu posicionamento. Não compactuo com nenhum tipo de declaração que possa trazer sentido homofóbico. Não vi essa declaração do secretário Alberto, mas trago aqui o meu posicionamento contrário repudiando qualquer tipo de homofobia”, disse o prefeito na noite desta segunda-feira (1º).

Entenda o caso

O repórter de política do BNews, Henrique Brinco, sofreu ataques homofóbicos de Alberto Pimentel. O integrante da gestão do prefeito ACM Neto se irritou com uma reportagem do site em que expõe uma denúncia do MBL-Bahia sobre uma suposta articulação política do gestor para impedir a manifestação convocada no último domingo (30). Ap[os desferir ataques ao site e à imprensa, Pimentelpartiu para ataques pessoais contra o jornalista compartilhando publicações das redes sociais do jornalista na parada gay e ao lado da transformista Scarleth Sangalo. “O BNews e esse repórter são uma vergonha para toda imprensa, pois a imprensa não é para o ativismo e sim para transmitir informação de qualidade para a população!”, escreveu o secretário.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), presidido pela jornalista Marjorie da Silva Moura, emitiu neste domingo (30) uma nota de apoio aos jornalistas do BNews, o que causou ainda mais reações do secretário nas redes sociais. 

Políticos e entidades declaram solidariedade

Além do Sinjorba, políticos se solidarizaram ao jornalista e ao site após os ataques com sentido homofóbico do secretário. Para o deputado federal Elmar Nascimento (DEM), líder do partido na Câmara, o momento é de defesa da liberdade de imprensa. "Como qualquer homem público defendo a liberdade de imprensa", afirmou. 

O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida, repudiou os ataques. “Pelo que vi, o Bocão News divulgou é absolutamente dentro do que é a função do jornalista sem nenhuma extrapolação disso. É uma atitude de repulsa, de condenação a esse tipo de prática, incompatível com civilidade, a liberdade de imprensa, ao direito da informação que o jornalista tem que ter”. 

A líder do PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues se solidarizou com o jornalista. “O que o secretário faz não é postura, nem de longe, de um gestor público. Não tem o menor decoro, no entanto, não temos muito o que esperar partindo dos aliados do presidente. Eu conheço Henrique Brinco, sei de sua integridade e de seu profissionalismo como jornalista. Todos nós da Câmara de Salvador o conhecemos. O secretário, que está sempre se envolvendo em más notícias, além de demonstrar total descontrole e incapacidade para estar numa secretaria, deixa subjetivamente um chamamento para bolsonaristas também atacarem o jornalista. A postura de Pimentel é um absurdo e um vexame para a Prefeitura de Salvador”, disse Marta. 

Atualizada às 18h56

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp