Política

Após ataques, Federação Nacional dos Jornalistas declara apoio a repórter do BNews

Reprodução
Repórter Henrique Brinco sofreu ataques de um secretário municipal  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/07/2019, às 19h40   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) declarou nesta segunda-feira (1) apoio ao jornalista Henrique Brinco, do Bnews que sofreu ataques por parte de um secretário municipal nos últimos dias. 

Confira a nota: 

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apoia e endossa nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) em defesa e solidariedade aos jornalistas do site BNews, atacados pelo secretário de Trabalho, Esporte e Lazer do município de Salvador, Alberto Pimentel (PDL), e pela deputada federal  Dayane Pimentel (PSL) devido a reportagem "Prefeitura embarga trio do MBL-BA para manifestação em defesa de Moro na Barra", publicada no meio de comunicação, no último dia 28 de junho.

 Além do meio de comunicação e do conjunto de profissionais da empresa, o secretário municipal iniciou perseguição ao repórter Henrique Brinco, que atua na editoria Política e que teve sua imagem divulgada em redes sociais. É inadimissível que um detentor de cargo público aja para intimidar um profissional jornalista por ter seus interesses pessoais contrariados. Fenaj e Sinjorba apoiam as providências jurídicas a serem adotadas, se comprometendo a acompanhar o caso, e engrossam o espírito de corpo dos jornalistas baianos em prol do seu colega com a hashtag #tamojunto#SomostodosHenriqueBrinco.


Entenda o caso

O repórter de política do BNews, Henrique Brinco, sofreu ataques homofóbicos de Alberto Pimentel. O integrante da gestão do prefeito ACM Neto se irritou com uma reportagem do site em que expõe uma denúncia do MBL-Bahia sobre uma suposta articulação política do gestor para impedir a manifestação convocada no último domingo (30). Ap[os desferir ataques ao site e à imprensa, Pimentelpartiu para ataques pessoais contra o jornalista compartilhando publicações das redes sociais do jornalista na parada gay e ao lado da transformista Scarleth Sangalo. “O BNews e esse repórter são uma vergonha para toda imprensa, pois a imprensa não é para o ativismo e sim para transmitir informação de qualidade para a população!”, escreveu o secretário.

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), presidido pela jornalista Marjorie da Silva Moura, emitiu neste domingo (30) uma nota de apoio aos jornalistas do BNews, o que causou ainda mais reações do secretário nas redes sociais. .

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp