Política

Direto de Conquista: Azi diz que ausência de Rui é “deselegante” e minimiza comentário de Bolsonaro sobre nordestinos

Henrique Brinco/BNews
"Toda a atitude do governador é de se lamentar muito. O governador parece que ainda está em campanha política", opinou deputado federal do DEM   |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco/BNews

Publicado em 23/07/2019, às 12h10   *Henrique Brinco e Marcos Maia



O deputado federal Paulo Azi classificou como “deselegante” a ausência do governador Rui Costa à inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (23). Pouco antes do evento, o parlamentar avaliou que o petista é quem sai perdendo por não ter viajado até a cidade do Sul do Estado nesta manhã.

Na tarde da última segunda-feira (22), o governador petista anunciou que não participaria da inauguração do equipamento. Hoje mais cedo, o chefe do executivo estadual anunciou que a Polícia Militar não participaria da segurança do evento. 

"Toda a atitude do governador é de se lamentar muito. O governador parece que ainda está em campanha política, partindo para o enfrentamento desnecessário que só traz prejuízo para a Bahia, e para ele como governador", avaliou Azi. 

Em vídeo publicado em suas redes, Rui argumentou que o evento acabou se transformando em uma convenção político-partidária. O democrata, por sua vez, refutou as alegações apontadas por Rui para se ausentar do evento desta manhã.

"Primeiro, o governador quis ser o pai da criança. Aliás, o PT da Bahia sempre esteve acostumado a realizar as obras com recursos federais e esconder a participação do governo Federal, à exemplo do Metrô de Salvador", acusou.

Azi acrescenta que "os tempos mudaram", e que o governador terá de aprender a compartilhar os créditos do governo federal em obras consideradas fundamentais para a infraestrutura do Estado. 

Questionado sobre o que achava de Jair Bolsonaro (PSL) ter utilizado o termo "Paraíba" para se referir ao Nordeste, disse que "não tem porque concordar com tudo que o presidente fala". "Também não tenho procuração para defendê-lo. Ele já se colocou por diversas vezes que em nenhum momento quis com isso agredir ou atacar a população do Nordeste", minimizou. 

O parlamentar também acrescentou que a Polícia Militar não pertence ao governo, mas ao Estado, embora acredite que a postura de Rui reflete o "estilo do PT governar". "Ele dizia que o evento não teria a presença do povo, e você vê a população vindo para participar do evento, em uma festa bonita", descreveu.

Azi acredita que este é um momento histórico para conquista e região adjacente. Na avaliação do parlamentar, a ausência de um novo aeroporto atravancou por "muito tempo" o desenvolvimento econômico da região. "Agora, esse novo aeroporto atenderá a toda região de Conquista, ao norte de Minas gerais. Não tenho dúvida de que será um ponto fundamental para o progresso dessa região", concluiu.

Aeroporto

Na manhã desta terça-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, inaugura o novo aeroporto de Vitória da Conquista. Batizado de Glauber Rocha, a obra foi viabilizada a partir de dois convênios, no valor de R$ 79.944.710 milhões – dos quais 93,33 % foram repassados pela união ao Estado da Bahia.

A equipamento tem área de 6,1 milhões de metros quadrados, e dará acesso a voos regulares para cerca de 2,3 milhões de pessoas. O terminal está localizado nas proximidades da BR-116, a 10 Km do centro de Vitória da Conquista. O piso de pouso e decolagem tem 2,1 mil metros de comprimento por 45 metros de largura.

*O repórter viajou para a cobertura da inauguração do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp