Política

Rui ressalta intenção de implementar versão nordestina do "Médicos pelo Brasil"

Adenilson Nunes/BNews
O governo federal voltou a falar sobre o programa no domingo (28)  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 29/07/2019, às 14h25   Marcos Maia e Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) ressaltou o desejo do Consórcio Nordeste, que reúne governadores da região, de implementar algo semelhante ao programa anunciado pelo governo federal "Médicos pelo Brasil". "Nós estudamos três ou quatro alternativas, e preferimos, como eu disse, aguardar o plano nacional, pra poder apenas complementar. A ideia é reter médicos no Nordeste", explicou, durante reunião do grupo nesta segunda-feira (29).

O governo federal voltou a falar sobre o programa no domingo (28). Na ocasião,  o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que o objetivo é substituir gradativamente o antigo "Mais Médicos", a medida em que as vagas forem preenchidas no novo modelo. Luiz Henrique Mandetta não quis divulgar o número de vagas.

"O Nordeste, como um todo, a média, temos um número abaixo do que o recomendado pelas organizações internacionais. Nas cidades do interior tem 0,5% médicos, então, o número é muito dramático nas cidades do interior, então, a proposta passa por reter médicos nesses locais", explicou o governador.

Segundo Rui, a ideia é qualificar esses profissionais com a realização de cursos, para atraí-los às regiões que não são preferenciais. "Nosso plano passa por parceria com as universidades federais, estaduais e escolas públicas de saúde, como a Bahia tem, outros estados têm, então, vincular esses cursos à prestação de serviçoes desse médicos nas cidades", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp