Política

Coordenador do Dnocs nega falta de recursos para manutenção de barragens

Reprodução
Ele afirmou que há um orçamento de R$ 23 milhões  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/08/2019, às 15h40   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra As Secas (Dnocs), Lucas Lobão, negou que o órgão não possua recursos suficientes para manutenção das barragens administradas na Bahia. O deputado José de Arimatéia (PRB) afirmou, em sessão nesta terça-feira (6), que o departamento não teria os recursos.

"Temos orçamento de R$ 23 milhões, dessa forma contesto que o Dnocs não tem orçamento, pra licitar fazendo periodicamente a vistoria, essas intervenções estamos fazendo, porém, não apresenta risco iminente das barragens", afirmou, após a sessão para discutir um relatório apresentado por Arimatéia, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do estado (AL-BA).

Lucas se refere as barragens Tábua II, em Ibiassucê; Pinhões, em Juazeiro; Araci, em Poço Grande; e Luiz Vieira, em Rio de Contas. As quatro foram apontas por relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) como em nível de alerta.

Na ocasião, o coordenador estadual do Dnocs também criticou o relatório apresentado pelo deputado, que difere do documento da ANA. Porém, na versão do parlamentar, apenas duas barragens estão em nível de alerta.

"Não vi ele apresentar engenheiro especialista em barragens, responsável pelo relatório. Vi ele apresentar um relatório muito mais feito a olho nu, do que com base nas normas técnicas", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp