Política

Ricardo Salles nega omissão do Governo com desmatamento na Amazônia

Vagner Souza
Ministro justificou ainda que corte orçamentário prejudica combate  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 21/08/2019, às 11h04   Tamirys Machado e Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles negou que há omissão do Governo Federal em relação ao desmatamento da Amazônia. Ele afirmou que ainda hoje irá à região vistoriar as queimadas que atingiram o local. 
 “Vamos sair daqui e ir imediatamente para Amazônia, fazer uma vistoria in loco junto com o governo do Estado do Mato Grosso, é uma situação realmente preocupante, agravada pelo clima seco. Nós vamos atuar com todas as equipes de brigadistas, aeronaves, para apoiar o governo”, afirmou, durante o evento Semana do Clima, na manhã desta quarta-feira (21), em Salvador.  

“Não há omissão do Ministério do Meio Ambiente. Se você for olhar, toda as regras de combate ao desmatamento ilegal foram mantidas, toda as estratégias atuadas. Infelizmente tanto o governo quanto os estados sofrem com a crise econômica e corte orçamentário e isso atrapalha a fiscalização, mas a política de combate segue e nós precisamos dar uma solução estruturante para esse problema do desmatamento ilegal na região da Amazônia”, completou. 
Veja dados: 

Segundo pesquisa divulgada na terça (20), pela Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, a Amazônia perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil km² a menos de área verde.
Um boletim divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) aponta que o desmatamento aumentou 20% entre agosto de 2018 e abril de 2019. 

Já o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que o número de focos de queimadas no Brasil atingiu na última semana o recorde dos últimos sete anos, com 72.843 pontos. Entre janeiro deste ano e a última segunda-feira, um número 83% maior do que no mesmo período do ano passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp