Política

Ministra da Agricultura determina que produtores de cacau com dívidas no FNE recebam desconto

Divulgação
Deputados baianos se reuniram, nesta segunda-feira (9) em Brasília, com a ministra para discutir a situação da lavoura cacaueira  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/09/2019, às 22h36   Redação BNews



Deputados baianos se reuniram, nesta segunda-feira (9) em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para discutir a situação da lavoura cacaueira e o endividamento dos produtores. Os parlamentares apresentaram uma carta com propostas para levar novamente o desenvolvimento da economia do cacau no Sul da Bahia.

Como resposta, a ministra determinou a criação de um grupo de trabalho que vai orientar a criação de uma Medida Provisória que será encaminhada ao Ministério da Economia até o final de setembro e, posteriormente, apreciada pelo Congresso. 

Participaram do encontro os deputados federais Elmar Nascimento (DEM), Leur Lomanto Jr. (DEM), João Roma (PRB) e os estaduais que compõem a Comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa, Jusmari Oliveira (PSD), Sandro Régis (DEM) e Pedro Tavares (DEM), além do representante dos produtores de cacau, Rui Souza, o superintendente nacional da Ceplac, Guilherme Galvão, e o superintendente da Sudeco, Nelson Fraga.

Ficou combinado que os produtores com débitos no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) que não estavam enquadrados terão direito ao enquadramento. Os produtores de cacau com dívidas no FNE receberão o benefício do desconto, semelhante aos produtores da região do semiárido, diminuindo um terço da dívida. Também será criada uma linha de crédito para esse público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp