Política

Análise de Aras para a PGR tem início nesta quarta-feira

Geraldo Magela/Agência Senado
A mensagem presidencial com a indicação está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem reunião às 10h.  |   Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 16/09/2019, às 15h06   Agência Senado


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro passo da análise do indicado do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a Procuradoria-Geral da República, o baiano Augusto Aras, será dado nesta quarta-feira (16), com a leitura do relatório pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).

A mensagem presidencial com a indicação está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem reunião às 10h.

Depois que o relator apresentar o parecer, é dado prazo de uma semana de vista coletiva aos senadores. Na semana seguinte, a sabatina é realizada, momento em que os senadores podem fazer perguntas ao indicado.

Após a fase de questionamentos, o nome do indicado é submetido à aprovação. A reunião é pública, mas a votação é secreta. Em seguida, o parecer da CCJ será encaminhado ao Plenário, onde Aras precisará do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Se for aceito pelo Senado, Aras assumirá um mandato de dois anos à frente do Ministério Público, para o qual poderá ser reconduzido uma vez. Ele substituirá a atual procuradora-geral, Raquel Dodge.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp