Política

Senado rejeita destaques e reforma da Previdência é concluída em 1º turno

Agência Brasil
O texto-base da reforma da Previdência foi aprovado na noite de terça-feira (1).  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 02/10/2019, às 16h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário do Senado rejeitou na tarde desta quarta-feira (2) todos os destaques avaliados após aprovação do texto-base da reforma da Previdência na noite de terça-feira (1).

Foram três propostas de mudanças rejeitadas sobre idade mínima das mulheres, aposentadoria especial e pensão por morte. Outros três destaques que previam alterar regras de transição, cálculo de benefícios e aposentadoria de anistiados foram retirados. Agora, a proposta segue para um segundo turno de votação, que está prevista para ocorrer em outubro.

Na sessão desta tarde também foi prometida pelo governo uma nova PEC, chamada de PEC autônoma pelo líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE). O texto é independente da PEC paralela, onde estão sendo viabilizadas mudanças como a inclusão de estados e municípios nas novas regras da Previdência.

A movimentação aconteceu para evitar a votação de um destaque do Podemos, que pedia a retirada do pedágio de 100% em uma regra de transição que previa aposentadoria a partir dos 57 anos para mulheres e 60 anos para os homens que já estão no mercado de trabalho, menor do que a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos propostas no texto-base.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp