Política

Câmara dos Deputados cria Comissão Externa para monitorar mancha de óleo no Nordeste

Divulgação
O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Afonso Florence, que solicitou a criação de outra Comissão, também aprovada, para debater a realização dos leilões de blocos de petróleo na bacia Camamu-Almada.   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/10/2019, às 16h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Seis municípios baianos decretaram estado de emergência entre os 15 afetados pela mancha de óleo que avança no litoral do Nordeste. Com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a expansão do vazamento, foi aprovada nesta quinta-feira(24) por unanimidade a criação de uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, que manterá diálogo com as comunidades afetadas. O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Afonso Florence, que solicitou a criação de outra Comissão, também aprovada, para debater a realização dos leilões de blocos de petróleo na bacia Camamu-Almada. 

Os dois requerimentos dedicam uma atenção especial ao Parque Nacional de Abrolhos, primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, que abriga a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Tendo em vista a expansão acelerada das manchas de óleo no litoral nordestino e sua aproximação do arquipélago de Abrolhos, torna-se necessário um acompanhamento de perto por parte da Câmara dos Deputados, com uma comissão suprapartidária”, afirma Florence.

O movimento dos extrativistas, pescadores artesanais e todos os ativistas da luta ambiental seguem mobilizados contra a iniciativa do governo Bolsonaro de leiloar blocos de petróleo no Parque Nacional de Abrolhos. No início desse mês de outubro, foram entregues 1 milhão de assinaturas ao Ministério Público Federal (MPF) e à Frente Parlamentar Ambientalista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp