Política

Pesquisa aponta suposto esquema de "milícia" digital envolvendo apoiadores de Bolsonaro

BNews/Vagner Souza
Entre os 370 mil perfis avaliados que apoiam presidente, o índice de missing (perfis sem informação) chega a 37%  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 28/10/2019, às 22h37   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa divulgada pela startup de inteligência analítica Refinaria de Dados sobre o impacto da crise no PSL nas redes sociais trouxe dados importantes sobre a suposta "milícia" digital que atua na internet. Dos mais de 380 mil usuários analisados nas redes quanto ao tema PSL, cerca de 97% são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e apenas 3% são pró-PSL. Entre os 370 mil perfis avaliados que apoiam Bolsonaro, o índice de missing (perfis sem informação) chega a 37%, sendo que 87% do total de missing apresentam ações suspeitas como robôs. 

Ainda dentro do universo dos 37%, cerca de 39% são contas estrangeiras, que com exceção das hastags usadas (#bolsonaro #BolsonaroEstamosContigo #bolsonaro2022 e #bolsonaroorgulhaobrasil), nunca publicaram uma palavra em português, inclusive algumas foram atreladas a perfis de spam de conteúdo pornográfico.

Outra informação relevante levantada pela pesquisa é que muitos perfis são cadastrados em países diferentes de suas atuais conexões/postagens. Os horários de postagens e réplicas dos perfis não coincidem com os horários comerciais (e de audiência) de seus países de origem, e sim do Brasil. Um fato curioso também é que o aumento de visibilidade dessas hashtags sobem 80 vezes mais rápido do que as alimentadas de forma orgânica.

O levantamento mostra ainda que o perfil dos apoiadores do presidente em meio à crise partidária é formado, em sua maioria, por homens (64%) entre 26 e 35 anos e com ensino médio completo (32%). Já o perfil das pessoas que defendem o PSL é composto por grande representatividade feminina (69%), com idade entre 36 e 55 anos (39%) e ensino superior completo (33%). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp