Política

Bruno Barral elogia tema da redação do Enem e defende incentivo à Ancine: “Sem cerceamento de conteúdo”

Adenilson Nunes/BNews
Secretário defendeu a produção de conteúdos audiovisuais nacionais  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes/BNews

Publicado em 03/11/2019, às 17h13   Aina Kaorner


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, elogiou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Segundo o secretário, é possível analisar o tema muito além do viés político: “Ir ao cinema vem sendo um processo cada vez mais elitizado. Antigamente, era programa de estudante. Hoje, é muito caro, principalmente em relação ao que se tem de conteúdo em streaming, a exemplo da Netflix. Acho extremamente positivo refletir sobre esse caso”, disse o secretário, em entrevista ao BNews.

“Historicamente, os temas das redações do Enem sempre envolvem algo de extrema importância na sociedade, a exemplo de temas já abordados como bullying ou a formação educacional de surdos no Brasil. São temas que trazem uma reflexão do processo educacional”, observou.

Barral destacou também a importância da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do incentivo à produção de conteúdos nacionais.

“A Ancine precisa de incentivo, sem permitir qualquer tipo de cerceamento de conteúdo. É preciso estimular a produção de conteúdos próprios do país”, pontuou. “É importante que essa geração reflita como é o processo de construção do audiovisual, do financiamento à gestão e qual papel da Ancine”, ressaltou.

Questionado sobre as críticas da União Nacional dos Estudantes (UNE) a respeito do tema, o secretário afirmou que há muitas coisas no tema para serem trazidas à reflexão: “Devemos pensar além das críticas”, afirmou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp