Política

Liberdade de Lula antecipará saída de Bolsonaro do PSL, dizem interlocutores próximos ao presidente

Valter Campanato/Agência Brasil
Presidente comunicará a aliados que deixará a sigla em reunião nesta terça-feira  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 11/11/2019, às 15h00   Marcio Smith



O presidente Jair Bolsonaro (PSL) marcou uma reunião para a tarde desta terça-feira (12) com o grupo de deputados bolsonaristas para informar que decidiu deixar a legenda. Em crise com o PSL desde o início de outubro, sem previsão de tréguas e temendo que o ex-presidente Lula (PT) use o partido dividido para atacá-lo, Bolsonaro antecipará a saída da legenda.

No curto prazo, o presidente deve ficar sem partido, enquanto é realizado o processo da criação de um novo partido, possivelmente chamado de Conservadores. Segundo aliados, a decisão pela saída já estava tomada desde meados de outubro, o presidente estava apenas esperando o "momento favorável".

Uma possibilidade aventada por alguns deputados da ala bolsonarista é de uma filiação temporária ao UDN (União Democrática Nacional), partido que está em fase final de criação na Justiça Eleitoral, enquanto o Conservadores aguarda todos os trâmites legais.

Entenda a crise do PSL:

 'Esquece o PSL', afirma Bolsonaro ao criticar presidente de seu partido

Bolsonaro decide deixar o PSL

Parte da ala bolsonarista do PSL não seguirá com o presidente em um novo partido

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp