Política

Moro foi convidado por Paulo Guedes para ser ministro antes do segundo turno, diz Bebianno

Valter Campanato/Agência Brasil
Em entrevista ao blog do Pannunzio, advogado negou, contudo, que o ex-juiz federal tenha tido contato com o presidente Jair Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 18/11/2019, às 16h15   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-secretário-geral da República, o advogado Gustavo Bebianno afirmou em entrevista ao Blog do Pannunzio, divulgada neste domingo (17), que o ministro da Economia Paulo Guedes fez o convite para Sergio Moro assumir a pasta da Justiça antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2018.

Ainda de acordo com Bebianno, a confirmação do contato veio do próprio Guedes. Ele teria admitido que teve com o então juiz federal "5 ou 6 conversas" e que Moro disse estar "disposto" a abandonar o magistério para "aceitar o desafio como ministro da Justiça".

Rompido com Bolsonaro, o advogado garantiu que não teve conhecimento de uma suposta reunião entre Bolsonaro, à época candidato à presidência, com Sergio Moro, e que a atitude teria partido unicamente de Paulo Guedes.

"De tudo que eu conheço, nunca houve um contato prévio entre o Moro e o Jair, o que houve foram algumas conversas entre o Paulo Guedes e o Sergio Moro. Iniciativa do Paulo Guedes, sondando o Moro para a função"

Exonerado em fevereiro, após confirmar em inquérito policial que havia conversado com o presidente sobre o esquema que ficou conhecido como "Laranjal do PSL", Bebianno diz que Bolsonaro o cogitou como ministro da Justiça, mas que o seu "pavio era muito curto".

Ao ser avisado por Guedes da possível indicação de Moro, o advogado teria concordado que o juiz seria um bom nome. Mesmo tendo conversado anteriormente com Bolsonaro, Bebianno avisou que "não teria problema nenhum" com a nomeação.

"É óbvio que Moro tem um nome [...] Ele vai conferir um selo de credibilidade logo na saída", diz Bebianno sobre a conversa com o ministro da Economia na ocasião.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp