Política

Presidente da Assembleia de São Paulo proíbe ato solene que homenagearia Pinochet

Assembleia Legislativa de Sâo Paulo/Divulgação
A sessão havia sido requerida pelo deputado estadual Frederico d'Ávila e seria realizada no dia 10 de dezembro   |   Bnews - Divulgação Assembleia Legislativa de Sâo Paulo/Divulgação

Publicado em 21/11/2019, às 12h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia de São Paulo, o deputado Cauê Macris (PSDB), proibiu o ato solene que seria realizado no dia 10 de dezembro, em homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet. A sessão foi requerida pelo deputado estadual Frederido d'Ávila (PSL).

No registro da sessão, feita no calendário pelo deputado do PSL, estava omitido o nome do general chileno que liderou o golpe militar em 1973, e que perdurou até 1990: "Ato Solene em Memória do Presidente Augusto P. Ugarte". 

Augusto Pinochet Ugarte comandou a Ditadura Militar no vizinho latino-americano, após derrubar o presidente eleito democraticamente Salvador Allende, do governo conhecido como Unidade Popular. Estima-se que mais de 3 mil chilenos foram assinados durante o regime, em sua maioria lideranças de esquerda, intelectuais e opositores, além de quase 40 mil torturados, como apontam comissões da verdade no país.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, que recentemente deixou o partido do deputado Frederico d'Ávila, o PSL, já fez elogios a Pinochet no passado, quando era deputado. Neste ano, ao atacar a alta-comissária das Nações Unidas Michelle Bachellet, que teve o pai assassinado pelos militares na ditadura chilena, Bolsonaro voltou a enaltecer o regime.

“Michelle Bachelet, comissária dos Direitos Humanos da ONU, seguindo a linha do Macron em se intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira, investe contra o Brasil na agenda de direitos humanos (de bandidos), atacando nossos valorosos policiais civis e militares”, escreveu em publicação feita no Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp