Política

Bolsonaro quer liberação do Congresso para expulsar invasor de terra

Valter Campanato/Agência Brasil
Atualmente, função é reservada aos estados  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 25/11/2019, às 14h21   Redação BNews



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou, nesta segunda-feira (25), que enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei autorizando o emprego pelo governo federal da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) para a reintegração de posse em propriedades rurais.

Atualmente, este papel cabe as gestões estaduais, que devem acionar as forças de segurança locais para cumprir decisões de reintegração de posse. Sob a óptica de Bolsonaro, os governadores estão protelando a retirada de invasores. As GLOs são operações de segurança autorizadas pelo Poder Executivo que podem ter duração de meses, com a participação de agentes de segurança civis e militares, como das Forças Armadas e da Polícia Federal.

O presidente ponderou que, apesar de a medida abrir brecha para uma atuação federal em uma questão estadual, a ideia é que a iniciativa seja tratada previamente com o governador do estado afetado.

"Quando marginais invadem propriedades rurais, e o juiz determina a reintegração de posse, como é quase como regra que governadores protelam, poderia, pelo nosso projeto, ter uma GLO do campo para chegar e tirar o cara", declarou o presidente

Pelo atual rito jurídico, o dono ou arrendatário de terra invadida pleiteia junto à Justiça a reintegração da posse. Caso aceita, cabe a um oficial de Justiça fazer com que a ordem seja cumprida. A Polícia Militar, em geral, garante o cumprimento do mandado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp