Política

"Caso haja culpabilidade, pode levar até a expulsão do parlamentar", diz Neto após suspeita de laranja no DEM

Arquivo BNews
A PF afirma haver fortes indícios de que verba eleitoral pública do DEM nacional foi desviada por meio da candidatura de uma policial militar no Acre  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 25/11/2019, às 16h57   Pedro Vilas Boas



O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou ao BNews, nesta segunda-feira (25), que só tomará uma medida efetiva sobre a suspeita de candidatura laranja no Acre após comprovação da culpabilidade dos envolvidos.

"Caso haja um desfecho no processo judicial que confirme a culpabilidade, então, aí, sim, teremos processo disciplinar que pode levar até a expulsão do parlamentar, mas, evidente que só podemos tomar qualquer posição definitva depois que houver a conclusão das investigações e do processo na Justiça Eleitoral do Acre", disse, ao ser questionado sobre a possibilidade de afastamento do presidente do DEM no Acre, deputado federal Alan Rick.

Conforme a Folha de S.Paulo revelou nesta segunda, a PF afirma haver fortes indícios de que verba eleitoral pública do DEM nacional foi desviada por meio da candidatura da policial militar Sonia de Fátima Silva Alves, no Acre. Oficialmente candidata a deputada estadual, ela recebeu R$ 240 mil do Diretório Nacional da sigla, declarou ter contratado amplo aparato de campanha, mas obteve apenas 6 votos.

Com isso, se tornou a candidata com o voto mais caro do país -R$ 46,6 mil de verba pública por cada apoiador que conseguiu.

De acordo com as investigações da PF, há fortes indícios de que esse dinheiro foi desviado em benefício da campanha de Alan Rick, integrante da Executiva Nacional do partido.

"Nós estamos acompanhando o departamento jurídico do partido desde o princípio, acompanhando o desdobramento das apurações lá no Acre por parte do TRE do Acre", afirmou.

Apesar de reproduzir o documento de transferência do dinheiro, a PF não faz considerações sobre o prefeito de Salvador e cita artigo do estatuto do partido que estabelece que os comitês financeiros regionais respondam civil e criminalmente por eventuais irregularidades no processo eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp