Política

Da base Rui, Cajado e Sérgio Brito são os mais fiéis a projetos de Bolsonaro na Câmara

Arquivo BNews
Deputados têm 100% de afinidade com posicionamento do governo federal na Casa federal  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 27/11/2019, às 11h16   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados federais Cláudio Cajado (PP) e Sérgio Brito (PSD), ambos da base do governador Rui Costa (PT) em Brasília, são os mais fiéis parlamentares baianos às pautas levadas pelo governo federal à Câmara dos Deputados. Dados abertos coletados pela Open Knowledge Brasil e analisados pelo BNews mostram que os dois tiveram 100% de afinidades aos projetos de Bolsonaro na Casa federal.

Do partido do vice-governador João Leão, o deputado Cláudio Cajado tem uma trajetória política ligada ao ‘carlismo’, tendo mudado de lado com a desistência do prefeito ACM Neto de concorrer às eleições para o governo do estado em 2018. Com isso, o parlamentar reeleito no ano passado passou para a base de Rui Costa.

No entanto, ao longo deste exercício, tem demonstrado um posicionamento mais afiado com as propostas do governo federal. Isso pode ser observado com a votação da Medida Provisória 861/18, de autoria do executivo, transformada em lei ordinária, que determinou a transferência, da União para o Distrito Federal, da Junta Comercial e das atividades de registro público de empresas mercantis que atuam na capital.

Já na votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição 02/2015, o deputado acompanhou a bancada de situação do governo federal, que trata dos projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais. A PEC ainda aguarda manifestação do Senado.

Outro exemplo de semelhança de posicionamento de Cajado com o executivo federal é quanto à Medida Provisória 852/18, transformada em lei ordinária neste ano. que dispõe sobre a transferência de imóveis do Fundo do Regime Geral de Previdência Social para a União.

A Proposta de Emenda à Constituição que modificou as leis da Previdência Social, teve a aprovação de Cajado na Câmara. A norma foi votada e transformada em Emenda neste ano e teve autoria do governo federal. Por fim, outra afinidade aconteceu quanto à votação da Medida Provisória 863/18, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Já Sérgio Brito, deputado aliado ao senador Otto Alencar (PSD) e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano de Rui Costa, também obteve 100% de afinidade com as proposições e posicionamentos do executivo federal dentro da Câmara dos Deputados. Ao todo, foram 18 votações, das quais o deputado votou em 10 em consonância com o governo, tendo faltado às demais.

Na contramão está a deputada Lídice da Mata, que obteve apenas 11% de afinidade com o governo, tendo votado de maneira diversa da bancada de situação por 81 vezes. Atrás dela estão Jorge Solla, com 12%, e Marcelo Nilo (PSB) e Daniel Almeida (PT), empatados com 14% de afinidade.

Dos 39 deputados da Bahia na Casa, apenas 15 demonstraram ter menos de 50% de afinidade com o executivo nacional. No entanto, se for levada em consideração a média de aceitação dos baianos, tem-se que, entre eles, a concordância com as propostas do governo federal é de 64%.

Os dados levam em consideração o posicionamento de cada parlamentar nas votações da Câmara, tendenciando à postura adotada, inclusive, fora da Casa, sendo analisadas as aceitações, ausências, liberações, obstruções e negativas de cada deputado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp