Política

Bancada do governo impede criação de programa semelhante ao Mais Médicos no Nordeste

Agência Brasil
Um destaque removeu do texto aprovado pela comissão na madrugada desta terça-feira (26) o artigo inserido por emenda do PT  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 27/11/2019, às 13h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma manobra da bancada governista impediu o Consórcio do Nordeste de criar o programa que visa substituir o Mais Médicos na região, o Programa Médidos pelo Brasil. Apesar da aprovação da Medida Provisória (MP) por 391 votos favoráveis e 6 contra, os parlamentares conseguiram, por meio de um destaque, retirar do texto o artigo inserido por uma emenda do Partido dos Trabalhadores.

Com a decisão, os consórcios dos governos estaduais ficam impossiblitados de criar programas específicos para a contratação de médicos e alocação em regiões afastadas, ou com população de alta vulnerabilidade.

Vice-líder do PT no Congresso e um dos principais defensores da proposta, o deputado federal Jorge Solla (PT) considerou a manobra da bancada aliada do governo Bolsonaro como resultado de uma "perseguição".

“A perseguição ao povo nordestino por esse governo é revoltante. Eles não colocam médicos em todas as localidades onde antes existia através do Mais Médicos e nem permitem que a gente mesmo resolva o problema. A bancada de Bolsonaro impediu que os governadores do Nordeste, com recursos próprios, possam criar o seu próprio programa, sendo que o Governo Federal não ia colocar um centavo. É só para impedir que nossa região dê certo, enquanto o país afunda. Perseguição pura”, lamentou Solla.

A ideia dos secretarios estaduais de saúde do Consórcio do Nordeste era que um programa como o Mais Médicos fosse criado, com recursos próprios, para ocupar as vagas que por qualquer razão não atendam aos critérios do Médicos pelo Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp