Política

Governo Bolsonaro deve desistir de enviar ministro para posse de presidente argentino

Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro não vai participar por causa de suas divergências ideológicas e políticas com Fernández  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 08/12/2019, às 18h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo Bolsonaro deve desistir de enviar o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para a posse do presidente argentino, Alberto Fernández, na próxima terça-feira (10). As informações são do blog BR Político, do jornal O Estado de S.Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro não vai participar por causa de suas divergências ideológicas e políticas com Fernández. Mas, aponta a publicação, para não ignorar o evento do principal parceiro comercial do continente, Bolsonaro teria decidido enviar um de seus ministros.

Apesar da possibilidade, levantada pelo jornal argentino El Clarín, o Planalto ainda não teria confirmado a desistência do governo, mas, se a ausência se confirmar, aumenta ainda mais o mal-estar político entre Brasil e Argentina. 

Durante a campanha eleitoral no país vizinho, Bolsonaro defendeu abertamente a reeleição de Maurício Macri e afirmou que a Argentina poderia se tornar uma "nova Venezuela" se Fernández fosse eleito. Do outro lado, o argentino fez manifestações públicas de apoio ao ex-presidente Lula.

Porém, aponta o blog, assim que foi eleito,  Fernández vem tentando amenizar os ânimos da relação com o Brasil, mas o processo parece ter se desgastado novamente. Uma das razões seria o encontro há três dias com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com uma delegação de parlamentares brasileiros, em Buenos Aires. A reverência feita a Maia teria incomodado integrantes do governo Bolsonaro e piorado o clima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp