Política

Pinheiro diz que aumento na LOA de 2020 se deve a investimentos em infraestrutura

Roberto Viana/ BNews
Secretário de Planejamento listou obras e avanços no estado no próximo ano, para explicar aumento do orçamento   |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 16/12/2019, às 16h34   Eliezer Santos e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Planejamento do Governo da Bahia (Seplan), Walter Pinheiro (PT), explicou o acréscimo na Lei Orçamentária Anual de 2020, que foi aprovada no primeiro turno pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na última semana.

Segundo o petista, a quantidade de investimentos justifica o aumento do orçamento. Ele listou a série de "inovações" previstas em todo o estado para o próximo ano, como construção de hospitais, delegacias, escolas, e implantação do sistema de reconhecimento facial em outros municípios.

"Temos grandes investimentos. O estado vai sair com uma licitação de grande porte, mudando toda a estrutura de conectividade, dotando o estado inteiro de banda larga. Inovação em todas as secretarias, inovação no serviço público, assim como no atendimento à população [...] Nós vamos levar ao interior, a mesma experiência que o Centro de Comando faz aqui na capital. Nós já atingimos quase 80 pessoas identificadas com reconhecimento facial, com o uso de inteligencia artifical", explicou Pinheiro ao BNews.

Presente no lançamento da Revista Terra Mãe nesta segunda-feira (16), na Governadoria, o secretário confirmou que acompanha de perto a definição da Lei Orçamentária Anual de 2020, prevista em R$ 49,3 bi, e que a expectativa é de "aprovação", tanto do LOA quanto do Plano Plurianual (PPA). 

Pinheiro comemorou também a licitação da Ponte Salvador-Itaparica, e lembrou a sua participação, ainda em 2010, para que o projeto saísse finalmente do papel.

"Algo que fico muito feliz, porque fui parte disso. Em janeiro de 2010, pela Seplan, eu lancei o primeiro edital da ponte, quando todo mundo dizia que era loucura. A gente fez a projeção, depois o Sergio Gabrielli tocou, João Leão quando foi pra Seplan, e agora a ponte está na mão correta, da Secretaria de Infraestrutura, que agora é hora de obra", comemorou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp