Política

Líder do PT diz sentir "alívio" com decisão de ACM Neto contra projeto de Aleluia

BNews
Vereador queria tirar nome de Paulo Freite de escola municipal  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 19/12/2019, às 17h22   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, Marta Rodrigues, declarou por meio de nota que o anúncio do prefeito ACM Neto (DEM) de que irá vetar o projeto do vereador Alexandre Aleluia (DEM) que tira o nome de Paulo Freire de uma escola municipal, traz "alívio" e "sensação de dever cumprido" por parte dos movimentos sociais.

No projeto, Aleluia alterava o nome da escola para José Bonifácio, o patriarca da independência. “O veto a esse projeto retrógrado, nitidamente persecutório, nos mostra que valeu a pena a mobilização feita por vereadores da oposição, da bancada do prefeito, professores, estudantes e diversos setores da sociedade civil”, disse a petista. 

O projeto foi aprovado na última terça-feira (17) sem ter entrado na ordem do dia da Casa, o que levou vereadores da oposição e até mesmo da bancada do prefeito a protestar.  “Além de não ter entrado em acordo par ser votado, a ementa do projeto de Lei funcionou como verdadeira técnica de camuflagem do objetivo da norma, escondendo do Parlamento e dos cidadãos e cidadãs que a intenção verdadeira foi alterar o nome da Escola Municipal Educador Paulo Freire”, declarou a vereadora. 

Neto afirmou que irá vetar a matéria por não apoiar projetos de cunho ideológico. "Vou vetar. As minhas decisões não são tomadas com base em ideologia. Temos que respeitar as diferenças ideológicas, mesmo sendo um projeto de autoria de um vereador do meu partido e da minha bancada. Não faz sentido você tirar o nome de uma escola. Hoje é Paulo Freire e amanhã é não sei o quê", afirmou o prefeito durante a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Lagoa da Paixão, em Nova Brasília de Valéria. "Jamais vou permitir que a prefeitura terá esse tipo de postura, atendendo a qualquer pensamento ideológico", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp