Política

Ministro do STJ ordena soltura de ex-governador da Paraíba

Divulgação/SECOM-PB
Ricardo Coutinho (PSB) estava preso preventivamente por suspeita de fraudes e pagamento de propina nas áreas de saúde e educação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SECOM-PB

Publicado em 21/12/2019, às 18h51   Redação BNews



Napoleão Nunes Maia Filho, ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ordenou na tarde deste sábado (21), a soltura do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Ele estava preso preventivamente na Operação Juízo Final, desdobramento da Operação Calvário II, que apura fraudes e pagamento de propinas nas áreas de saúde e educação do estado.

Durante a manhã, o STJ havia indeferido o pedido de revogação de prisão de Ricardo, do seu irmão Coriolano Coutinho, e de mais quatro investigados na operação. Até o momento, além do ex-governador, foram soltos a ex-secretária de saúde Claudia Veras, a prefeita do Conde Márcia Lucena, o advogado Francisco das Chagas Ferreira e o administrador David Clemente Correia.

Ricardo Coutinho foi preso na última quinta-feira (19) ao desembarcar em Natal, no Rio Grande do Norte, após retornar de uma viagem para Portugal. Depois da audiência de custódia, ele seguiu para a Penitenciária Média de Mangabeira, em João Pessoa.

A Operação Juízo Final investiga desvio de recursos públicos na ordem de R$ 134,2 milhões. Segundo informações do G1, deste montante, mais de R$ 120 milhões teriam sido destinados a agentes políticos e às campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp