Política

Secretário retira cargo de confiança de servidor crítico a Bolsonaro: “ideias execráveis”

Reprodução/ Instagram
O funcionário da Fundação Casa de Rui Barbosa é concursado desde 2014  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 16/01/2020, às 23h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um servidor da Fundação Casa de Rui Barbosa perdeu o cargo de confiança por fazer críticas ao Governo Bolsonaro. O secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, voltou atrás após nomear Christian Lynch, cientista político concursado da instituição federal desde 2014, para a função comissionada. Para Alvim, as ideias de Lynch sobre o presidente são “execráveis”.

“Christian E. C. Lynch é servidor concursado da @casaruibarbosa desde 2014, o que me impede de dispensá-lo, mas não me impede de manifestar meu absoluto desprezo por suas ideias execráveis sobre @jairbolsonaro. Já tornei sem efeito sua nomeação para o cargo de confiança na FCRB”, anunciou Alvim em seu Twitter. As informações são da colunista Mariana Muniz, da Veja. 

O pesquisador, em entrevista ao jornal El País em 2019, disse que o bolsonarismo é como o “PT ao contrário” e que o presidente tinha uma “cota diária de paranoias e disparates”.  “O plano de Bolsonaro é manter domínio sobre 30% do eleitorado e se tornar o Lula de direita”, definiu Lynch.

Além de ser um importante centro de pesquisa, a Fundação Casa de Rui Barbosa dispõe de acervos de intelectuais e escritores brasileiros. O governo já exonerou seis funcionários, dentre eles Lucia Maria Velloso de Oliveira, que era diretora-executiva da instituição cultural.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp