Política

Órgão não precisa de mais servidores, diz novo presidente do INSS

Geraldo Magela/Agência Senado
Leonardo Rolim foi anunciado como chefe do INSS após a demissão do então presidente do órgão, Renato Vieira   |   Bnews - Divulgação Geraldo Magela/Agência Senado

Publicado em 30/01/2020, às 08h55   Redação BNews



O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, disse que o órgão precisa de menos servidores efetivos do que a quantidade existente hoje. Para Rolim, é necessária uma mudança do perfil desses servidores, diante da digitalização do ingresso e do processamento de novos benefícios,  decorrente do chamado INSS Digital.

Leonardo Rolim foi anunciado como chefe do INSS após a demissão do então presidente do órgão, Renato Vieira.

Segundo informações de O Globo, a troca de comando do INSS foi a medida mais incisiva do governo do presidente Jair Bolsonaro diante da crise em curso. 

Ainda está em fase de estruturação o reforço de servidores temporários, após crítica do Tribunal de Contas da União (TCU) ao modelo de contratação exclusiva de sete mil militares da reserva para atuarem em agências do INSS.

Anteriormente, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar a medida, o que foi suspenso em razão da possibilidade de o TCU derrubá-la.

Na última terça-feira, Marinho anunciou também que, além de militares da reserva, o plano é contratar temporariamente aposentados do INSS e de outras esferas do governo federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp