Política

Neto critica "incoerência do PT" em votação da Previdência na AL-BA; reforma municipal será discutida com Câmara

Vagner Souza/BNews
Prefeito disse que irá começar debate sobre a PEC municipal nesta segunda-feira (3)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 02/02/2020, às 16h02   Pedro Vilas Boas e Aina Kaorner



O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), comentou sobre a confusão que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na última sexta-feira (31), durante a votação da PEC 159, que propõe a reforma da Previdência dos servidores estaduais.

Segundo o prefeito, o PT se mostrou incoerente, já que foi contra a aprovação da reforma da Previdência, em Brasília.

“Ficou claro a nossa coerência em relação à votação. Nós defendemos, em Brasília, e ajudamos a aprovar a reforma da Previdência, pois tínhamos absoluta certeza que era fundamental para o Brasil. O PT ficou contra. Chegou aqui, o governador [Rui Costa], na minha opinião, poderia ter se posicionado antes. Nós até cobramos isso dele, mas ele não se posicionou e teve que fazer essa reforma estadual”, disse o prefeito, neste domingo (2), em entrevista ao BNews, durante a festa de Yemanjá, no bairro do Rio Vermelho.

“Os deputados tiveram liberdade para conduzir as posições na Assembleia. Nós mantivemos nossa coerência. Nossa posição é clara, de responsabilidade com a gestão pública. Poderíamos ter optado por fazer oposição e não fizemos isso. A gente pensa no futuro do estado, das pessoas, do cidadão. Mesmo sendo oposição, os democratas votaram a favor da reforma. Se há incoerência foi da parte deles”, observou.

Questionado se irá implantar também a PEC municipal, Neto disse que começará o diálogo com a Câmara Municipal de Salvador (CMS) a partir desta segunda-feira (3).

“Na hora certa vamos fazer. A PEC aprovada na AL-BA dá espaço para que os municípios possam fazer adesão por maioria simples. Estou conversando com Geraldo Júnior [presidente da Câmara Municipal] e, a partir desse diálogo, vamos construir conjuntamente, executivo e legislativo, a pauta de votações para os primeiros meses desse ano. Eu tenho compromisso de que, quando o nosso texto estiver pronto, vamos chamar nossos vereadores, vamos apresentar o projeto e depois vamos encaminhar para a Câmara Municipal”, disse o prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp