Política

"Não há justificativa plausível", diz Alice Portugal sobre concessão do Bolsa Família a nordestinos

Divulgação/Assessoria
Bnews - Divulgação Divulgação/Assessoria

Publicado em 06/03/2020, às 15h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) apresentou mais um requerimento para pedir esclarecimentos ao Governo Federal, sobre a seleção de concessão do Bolsa Família, que irá destinar ao Nordeste, apenas 3% das concessões. A região concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que estão na fila do benefício.

Opositora do governo Bolsonaro, Alice acusou a medida como uma "política de discriminação" com o Nordeste, e disse não entender a diferença em relação às outras regiões do Brasil. Segundo a deputada, é clara a intenção do governo federal de pôr fim ao programa social.

“É fato que este presidente tem colocado em prática uma odiosa política de discriminação da nossa região. O governo priorizou o Sul e o Sudeste na concessão dos novos benefícios, totalizando 75%. Não há nenhuma justificativa técnica plausível para a disparidade entre as regiões. O nome disso é discriminação. Sabemos que o governo pretende extinguir o programa, pois todas as políticas desenvolvidas por sua gestão são contra os pobres e a favor das elites. Isso muito nos preocupa”, ressalta Alice.

Segundo informações do Estadão, em Santa Catarina, local que tem população oito vezes menor do que toda a região Nordeste, recebeu o dobro de concessões. O estado é governado por Carlos Moisés, do PSL, antigo partido e do presidente Jair Bolsonaro e reduto de muitos dos seus apoiadores.

A parlamentar quer detalhes sobre os critérios utilizados pelo Ministério da Cidadania para justificar a concessão dos benefícios, inclusive, para o estado de Santa Catarina. Alice cobra a identificação dos responsáveis da pasta por essa seleção, além de tornar público o número de bolsas canceladas ou cortadas, de cada mês, entre os anos de 2019 e 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp