Política

PDT recorre ao Supremo para impedir posse de Ramagem na PF

Tomaz Silva/Agência Brasil
A nomeação do substituto de Maurício Valeixo foi publicada na edição desta terça (28) do Diário Oficial da União  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicado em 28/04/2020, às 11h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O PDT protocolou nesta terça-feira (28) no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança com o objetivo de revogar a nomeação do novo diretor-geral da Polícia Federal, Alexandre Ramagem. 

As informações são do site Valor Econômico. A legenda alega que, ao indicar Ramagem para o posto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu “abuso de poder”  - com o objetivo de controlar a instituição.

A acusação foi feita pelo ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, durante o anúncio de sua demissão na última sexta-feira (23). A nomeação do substituto de Maurício Valeixo foi publicada na edição desta terça do Diário Oficial da União. 

No documento, o partido também defende que a indicação de Ramagem, que é próximo de Bolsonaro e dos filhos do presidente, é "contrária ao interesse público".  

"A vontade pessoal contida no ato [do presidente Jair Bolsonaro] é de, através da pessoa do Litisconsorte [Ramagem], imiscuir-se na atuação ordinária da Polícia Federal, sobremodo, a do exercício exclusivo de função de polícia judiciária da União, perante esta Corte, inclusive. Pretendendo-se, ao fim, o aparelhamento particular – mais do que político, portanto - de órgão qualificado pela lei como de Estado", diz o documento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp