Política

Áudio indica que secretário de Witzel furou quarentena para encontrar empresário preso

Reprodução // Agência Brasil
MPF obteve material através de interceptação telefônica   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 18/05/2020, às 17h49   Redação BNews



O Ministério Público Federal (MPF) obteve, por meio de interceptação telefônica, um áudio em que Vinicius Peixoto, filho do empresário Mário Peixoto, fala sobre seu diagnóstico positivo para o novo coronavírus e como pensa ter contraído a doença em um encontro em que esteve com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, durante a pandemia. 

Dono de empresas com contratos com a gestão estadual, Peixoto foi preso na semana passada durante a deflagração da Operação Favorito, da qual Vinicius também foi alvo. De acordo com O GLobo, a conversa foi interceptada no dia 12 de maio e indica que o encontro aconteceu já durante a quarentena, na casa de Mário Peixoto.

Vinicius conta para a mãe que o teste para a Covid-19 deu positivo:

- A gente acha que foi um dia que eu estive na casa do meu pai. O Lucas teve né -  diz Vinicius, segundo a transcrição, informando que "estava lá o Lucas com a esposa".

- O Lucas irmão do Matheus? - pergunta a mãe de Vinicius.

- Não, é o Lucas secretário - responde o filho do empresário, ouvindo, em seguida, da mãe:

- Entendi, um grandão.

- É. Lá no governo todo mundo teve - declarou Vinicius.

- O que ele foi fazer na casa dos outros? - questionou a mãe, ao que o filho responde: 

- Meu pai, ideia de maluco. Todo mundo com corona no governo e chama o cara para ir na casa dele.

- Tem sorte de não ter pego o seu pai. Fez o exame? - pergunta a mãe de Vinícius.

- Fez, quando o do Lucas deu positivo, ele fez os exames - encerra o filho de Peixoto.

A defesa de Mário Peixoto pediu que a prisão preventiva dele fosse substituída por prisão domiciliar e citou a pandemia do novo coronavírus. Os advogados dizem que o empresário faz parte do grupo de risco (ele tem 61 anos), além de ser portador de hipertensão arterial, hipotireoidismo, prostatite crônica e dislipidemia (colesterol anormalmente elevado ou gorduras no sangue). Para o MPF, o diálogo de Vinicius demonstra que Peixoto encontrou-se com terceiros e promoveu reuniões em sua casa em desrespeito às recomendações de isolamento social.

"Além de demonstrar o possível contato recente e íntimo com integrante do atual governo (Lucas Tristão), fato sob investigação, o diálogo acima deixa claro que, muito embora Mário Peixoto alegue estar no grupo de risco da pandemia do coronavírus, o próprio investigado não adota as recomendações técnicas de prevenção ao contágio, o que permite concluir que o fato de estar recolhido em um estabelecimento prisional, que vem adotando as cautelas sanitárias, não representa agravamento de risco de contaminação que existe caso permanecesse em liberdade", diz o MPF ao refutar o pedido da defesa de Mário Peixoto.

Ainda de acordo com a publicação, antes de integrar o governo, Tristão atuou como advogado em favor de empresas ligadas a Mário Peixoto. A relação foi, inclusive, usada por adversários de Witzel na campanha eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp